sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

As coisas mudam...


Talvez os Yankees de Nova Iorque sejam o maior empreendimento esportivo de todos os tempos. Bem, o time de beisebol da grande maça tem um orçamento que era duas vezes o do Real Madrid no tempo dos "galáticos" (Zidane, Beckham, Roberto Carlos, Raúl, Ronaldo Fenômeno...). É por isso que eles ganharam o campeonato 26 vezes.

Mas o último título dos Yankees é de 2000. E mais incrível, o Boston Red Sox, grande rival dos Yankees, ganharam o campeonato duas vezes, depois de quase 90 anos sem ganhar. E em 2005, o Chicago White Sox derrotou o Houston Astros na final. Isso é simbólico. Porque o Houston Astros é o time dos Bush (Bush pai e a mulher foram ver os jogos da final no Texas). E advinha quem terce pros White Sox: EU! E também um tal de Barack Obama.

Em 2000, o último ano de título dos Yankees, a democracia americana passou por seu pior momento. Porque pode falar o que for, mas os filhos da mãe votam pra presidente desde 1792. É muito tempo. E em 2000, parecia que tudo ia dar errado. O que aconteceu na Flórida foi fraude clara e se fosse em outro país, os EUA teriam invadido pra restaurar a democracia... Além disso, elegeu-se - de forma fraudulenta - o cara mais a direita que poderia existir.

E depois, como é conseqüência natural do liberalismo, veio a crise. E parecia que tudo ia dar errado. Mas as coisas mudam. Os Yankees pararam de ganhar, os Red Sox ganharam, os White Sox ganharam e os americanos elegeram - de forma legítima - um negão, que disse que é função do governo ter certeza que as pessoas vivem bem. O neoliberalismo - a versão comédia do liberalismo - pode estar beijando a cassuleta? Não sei. O que eu sei é que há esperança. Esperança das forças produtivas do capitalismo estarem avançando, avançando rumo a própria destruição...

Nenhum comentário: